top of page

Começando e administrando seu próprio negócio. Parte-1 "A ideia."

Atualizado: 2 de abr. de 2019


Longe de todo marketing e cursos pagos, esta será uma análise direta de um jovem empreendedor, que começou seu comércio aos 17 anos, e hoje, poucos anos depois, começa a colher os primeiros frutos, advindos da experiência prática do dia a dia e das necessidades administrativas.

Sem mais delongas, é necessário que cada leitor reflita arduamente sobre as questões abordadas aqui, não para desencoraja-los, mas para protege-los e guiá-los.


 

Escolhendo sua área de atuação


Antes de qualquer ação, existe o pensamento. O pensamento é o ardor da paixão que incendeia sua alma e te apresenta hipóteses maravilhosamente perfeitas e simples de serem executadas, e, é fácil para nossa mente fazer isso, afinal não é ela que executará, ela apenas propõe um conto romântico de final feliz.

O pensamento inicial, é sem duvida necessário, porém não deve ser levado ao pé da letra. Para iniciar seu próprio negócio é inerente a primeira ideia, que será crua e nua, apenas a ideia virgem e ingênua que não se deparou com os empecilhos para a concretização.

Quando eu tive a minha ideia, precisei reconhecer que a área pretendida não seria lucrativa. Queria trabalhar no ramo gastronômico, porém no auge da crise do país era um ramo falido, sem contratos e com muitos tombos, sem falar no preço altíssimo dos alimentos. O ponto aqui não é o descarte da ideia, Apenas do tema da ideia, o centro do pensamento era a abertura de meu próprio negócio, mas o enfeite desse tema não era o adequado, que no caso se referia a gastronomia.

Eu poderia ter sido teimoso, e bem sucedido; Sim, poderia; Mas preferi ser inteligente e também suceder-me bem de outra maneira. O meu pensamento foi abrir um negócio que estivesse o menos sujeito possível a variações econômicas. Em tempos de crise as pessoas cortam gastos e se atem essencialmente ao que gostam e o que lhes é necessário. Sendo assim ao invés de abrir uma academia ou um restaurante preferi entrar no ramo da construção.

No Haiti, após a terrível catástrofe, o país precisou de material para ser reconstruído; Recém casados constroem, durante as guerras se constrói, após guerras se constrói, pobres e ricos constroem, jovens e velhos também constroem, o sonho de todos é a casa própria, e ainda que alguns já tenham construído, todos reformam, todos fazem manutenção e todos renovam.

O que eu fiz foi avaliar qual dos caminhos me apresentava menos riscos de perda, ainda que o cenário se apresentasse catastrófico. No ramo da gastronomia apenas o setor de FORNECIMENTO (mercados generalizando) não são tão abalados, afinal, mais importante que construir, é comer.

Sendo assim, se você pretende abrir algo próprio, e ter lucro nisso, primeiro deve pensar; E depois de pensar, refletir se sua ideia se encaixa dentro da realidade da sua cidade, do seu bairro, da sua rua etc...

Não seria muito viável vender celulares caríssimos numa periferia extremamente afastada do centro sem policiamento. Nesse local faria mais sucesso abrir um negócio de lanches a noite, um hortifrúti ou mesmo um material de construção.

Então logo mais a frente entraremos na questão da localidade, do espaço, do capital inicial, da sociedade, de auxiliadores, de instrutores e uma infinidade de coisas nesse processo.

No que tange ainda ao pensamento, é essencial que quando tiver sua ideia, busque conhecer se há, na provavel área do estabelecimento, algum concorrente já estabelecido. É importante que você passe a se familiarizar com o termo do tema, com o que seu negocio irá abranger, e com qual tipo de pessoas provavelmente irá lidar.

Se na sua área já houverem concorrentes, será necessário inovar e ter extrema gentileza e educação, (como no meu caso onde estou entre 5 concorrentes maiores, mais antigos, e mais fortes). Da mesma forma que as pessoas gostam do novo, elas também temem o novo, e é por isso que se não fizer exatamente isto, será engolido.

Quando Neemias estava aflito, querendo reconstruir os muros de jerusalém para cessar os ataques e a vergonha de seu povo, ele começou a pensar, e num momento crucial o rei (Neemias era copeiro do rei) percebe sua tristeza, Neemias apresenta sua causa, e o rei diz : "Diga-me o que precisas" , após esta fala da majestade, Neemias começa a pronunciar palavras tão rápidas e bem encaixadas quanto o Rapper Eminem. Imediatamente ele cita, uma varidade de peças, troncos, árvores, pessoal, cavalos, cartas, trajetos e outros tão equilibrados e pensados que o rei prontamente atende o seu desejo e lhe concede tudo.

Nesta história que eu li em meus 14 anos, eu descobri que quando chegar o meu encontro com a oportunidade, meus planos só serão bem sucedidos se em minha mente, aquilo já for uma verdade; E quando eu digo verdade interior, não digo de força do pensamento, otimismo ou outra parafernália de algum livro de auto ajuda, digo de ter seu plano perfeitamente completo e executável ainda no âmbito das ideias, ser capaz de reproduzi-lo e até mesmo cria-lo na sua frente só ao imagina-lo, ser capaz de ver as entradas da loja, o piso, a cor das estantes, o número de funcionários , os dias de folga, as contas do mês, os dias de ir ao banco, os dias de sair, o horário de funcionamento aos sábados e feriados, a cor e os detalhes do uniforme, a localização, o custo inicial, os possíveis sócios e auxiliadores etc...

Quando eu pensei sobre meu negócio, o idealizei de tal forma que conforme fora se concretizando, soou como um dejavu, pois já havia sido perfeitamente projetado na minha mente.

Sendo assim, nesta primeira parte sobre como se tornar um empreendedor, deixo-vos o seguinte conselho : Pensem, analisem, calculem e descrevam a sua ideia, vejam se ela é viável, lucrativa e acessível, entendam sua área e publico alvo, e então, poderás seguir à próxima etapa.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem, de que, e quando devemos nos afastar.

Para evoluir é necessário crescer, e provavelmente este crescimento será feito só. Todas as vezes que entro numa nova fase de construção percebo o quanto de coisas e pessoas me afasto, não mediante in

bottom of page