top of page

COMO SER UM HOMEM RICO. Parte-1 Diferenciando a acumulação de bens da acumulação benéfica.

Atualizado: 2 de abr. de 2019

Cavalheiros, advirto-os que a riqueza não é um estado estático e tão pouco repentino; aliás, provavelmente passaremos mais tempo no caminho da riqueza, que propriamente desfrutando da riqueza.

Eu nunca pretendi e nem exigi riqueza, ela me encontrou durante minha trajetória. Descobri que na verdade a riqueza licita e plena nos encontrará se vivermos uma vida de postura e justiça, assumindo responsabilidades e comportamentos específicos diariamente, respeitando nossa renda e os seres humanos, e principalmente, trabalhando e aprimorando-se no decorrer do tempo.

Riqueza não tem a ver com o seu salário mensal. Conheço dezenas de homens que ganham muito mais que eu, e inclusive ocupam cargos e detém negócios mais prósperos e vantajosos. Estes homens todavia vivem uma vida de pobreza, a única coisa que detém são a ostentação e status, coisas que não compreendem o real valor do enriquecimento. Enriquecer é uma questão de administrar e não de ganhar apenas.

Meu salário mensal das minhas fontes de renda somadas me permite pagar as prestações finais do meu próprio terreno, localizado em área nobre, recentemente adquiri um automóvel, possuo vários instrumentos musicais das melhores marcas, tenho eletrônicos e eletrodomésticos fartamente, possuo um comércio, tenho animais, Não tenho uma mera divida que seja, tenho crédito ilimitado em bancos, Sou respeitado mesmo muito antes dos 25 anos de idade, tenho formação de línguas, faço graduação federal, possuo três graduações de artes marciais, fui atleta emérito, tenho roupas de alta qualidade, possuo meu arsenal pessoal, tenho árvores frutíferas espalhadas em toda minha propriedade, etc..

Olhando essa descrição, muitos aqui diriam que para um homem, que tenha menos de 25 anos possa possuir tudo isso, ou seu salário excede os 8 mil reais, ou, ele pratica atividade ilícita, ou herdou tudo dos pais.

É verdade que a família me ajudou a chegar onde estou hoje, mas não, nada do que obtive provém de meios facilitados, atalhos ou ilícitos, tudo foi e é conquistado por uma única palavra : Administração.

O primeiro passo para enriquecer é parar de empobrecer. Sim, afinal a forma mais rápida de emagrecer é parar de engordar, não? Eliminar a causa da pobreza na sua vida é o primeiro passo a ser adotado para começar a acumular bens.

Estes são os empobrecedores da sua vida:

-Ignorância

-Gastar mais do que recebe

-Comprar coisas que não precisa

-Comprar coisas apenas pela marca

-Comprar roupas mensalmente

-Usar roupas de sair em atividade diárias

-Ser recluso

-Gastar com bebida, festas e demais ostentações

-Não comprar alimentos e produtos em promoção

-Comprar no cartão de crédito

-Possuir um cartão de crédito

-Dormir pouco

-Desperdício de água, luz, gás e combustível com atitudes não pensadas e imperícias

-Gastar com prostituição, M$ol e encontros casuais

-atender aos caprichos dos filhos e da esposa

-Sustentar parentes ociosos e amigos aproveitadores

-emprestar dinheiro, emprestar o carro, ”emprestar” a mulher

-confiar no contador

-confiar no advogado

-Não dividir o seu salário em diversas áreas: reserva, gastos obrigatórios, compras, escola, viagens, manutenção etc...

-comprar coisas por impulso ou pelo prazer da exibição

-iniciar cursos e projetos que exijam matricula e mensalidade e sempre desistir

Essas são apenas algumas das coisas que podem estar te empobrecendo neste momento, cortar a raiz da pobreza é o primeiro passo que o candidato a riqueza deve tomar.

O homem maduro e realista deve saber administrar a sua renda, diferenciar o que é luxo do que é necessidade, o que é prioridade e o que é essencial, todo homem que quiser comer sempre bem, se vestir sempre bem e mostrar estar sempre bem, provavelmente viverá sempre mal.

Outro fator que leva ao empobrecimento, sem duvida, é o consumismo. Quando mais novo ganhava em média um salário mínimo (780 reais na época), os amigos que ganhavam o mesmo conseguiam torrar três ou quatro meses consecutivos de seus salários comprando coisas parceladas de 2000 mil ou 3000. Geralmente adquiriam veículos sem documentação regular ( o que posteriormente levava a prejuízos e perda do bem) ou a eletroeletrônicos fúteis como : celular do Mês, computador game etc..

Eu considero totalmente valido gastar todo o seu salário, se esse gasto estiver incluso estritamente no seu desenvolvimento pessoal. Por exemplo, um adolescente como eu na época, ganhando 780 reais poderia disponibilizar R$200,00 para a mensalidade de um curso técnico (enfermagem por exemplo) R$150 reais para musculação + uma modalidade de arte marcial, R$ 100,00 reais para suplementação, R$ 50,00 reais para transporte, e R$150,00 reais para ajudar nas contas da casa. Mesmo após todo esse gasto, teríamos ainda R$130,00 reais por mês. Caso o adolescente escolhesse pagar apenas uma conta de luz (em média R$80,00) como contribuição para o lar, sobrariam então R$200,00, estes R$200,00 poderiam ser guardados todo mês para futuros imprevistos e investimentos, ou ainda pagar um curso de línguas. Teríamos um adolescente futuro graduado em artes marciais, com um shape diferenciado em relação aos que nada fizeram, com um técnico de uma área extremamente ativa que concederia rapidamente melhores oportunidades de emprego e consequentemente de salário, com direito a suplementação e ainda estudo de um outro idioma.

Se compararmos o adolescente que investiu com aquele que gastou todo seu salário ao longo do ano com parcelamentos de produtos teríamos a seguinte analise:

Nos primeiros meses aquele que gastou seu dinheiro com os itens se destacaria entre seu rebanho de amigos alienados, caso ele estivesse no mesmo ambiente que o outro que investiu suas finanças em desenvolvimento, num primeiro momento teria melhores condições de acesso a fêmeas e popularidade, enquanto o outro estaria começando no estágio inicial de todas as áreas que ingressou.

Nos três primeiros meses subsequentes a impressão do ponto de vista do investidor seria de desvantagem, afinal tudo iria parecer desencaixado e dispendioso. Porém, depois de ultrapassar os desafios de cada área, ao final de um ano receberia sua primeira graduação em cada âmbito. Na academia provavelmente teria ganhado os primeiros 5kg de musculo, o que concederia mais disposição, beleza, força e testosterona. Nas artes marciais teria ganhado técnicas de combate e auto defesa, além de sua primeira graduação de faixa ou braçadeira, dando-o mais confiança, mais amizades e conhecimento. Na enfermagem estaria a apenas 6 meses de concluir seu curso, o que lhe renderia a oportunidade de estagiar ganhando entre 880,00-1200,00 reais, o que já seria expressivamente maior que seu salário. No curso de inglês teria ido ao terceiro volume, já saberia se comunicar no passado e no presente e teria então o nível intermediário básico.

Do ponto de vista de acumulação financeira, o que não investiu teria mais bens: Carro ou moto, celular novo ou computador etc... se olhássemos apenas pelo que foi adquirido o não investidor é que teria progredido no caminho da riqueza, porém o investidor terminaria o primeiro ano com muito mais publico alvo, muito mais contatos, muito mais conhecimento, muito mais condicionamento físico e mental e ainda teria poupado entre 800,00 a 1300 reais !

Isso quer dizer, que para o ano seguinte, o progresso do investidor desbancaria por completo qualquer bem adquirido por seu colega de classe. Foi justamente essa realidade que aconteceu em minha vida durante o ensino médio. Enquanto todos os que eu conhecia gastavam suas finanças e mesadas entre festas, bebidas roupas e status, eu investia em cursos, competições, livros, viagens culturais, suplementação e reservas financeiras.

Neste primeiro tópico aprendemos como não empobrecer, e tivemos uma parábola empírica do que é a verdadeira acumulação de bens; Não aqueles consumíveis, mas sim os inconsumíveis, os bens que te levarão à novos degraus na escada da riqueza, que te promoverão oportunidades melhores de serviço e de salário, te aproximarão de pessoas com mais cultura e conhecimento e, consequentemente, te tornarão mais rico.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem, de que, e quando devemos nos afastar.

Para evoluir é necessário crescer, e provavelmente este crescimento será feito só. Todas as vezes que entro numa nova fase de construção percebo o quanto de coisas e pessoas me afasto, não mediante in

bottom of page