top of page

"O verdadeiro homem trabalha,estuda e luta." - Sócrates.


Apesar de óbvio, esta frase não tem sido presente na vida da maioria dos homens na mesma simplicidade que é lida.

Aparentemente quando lemos esta menção, nos soa com sentido a afirmação feita por tão emérito homem, Sócrates; infelizmente a sociedade contemporânea está enraizada numa emasculação comportamental e física, sobretudo no ocidente.

Nossos homens se tornaram fracos, sim, os mesmos descendentes daqueles que fizeram esta amada pátria crescer e prosperar, hoje a corromperam e negligenciaram suas raízes, assim como no japão, onde em 1939-1945 havia homens dispostos a se lançar dentro de um avião por amor à sua pátria e a sua honra, e hoje, no mesmo país, há aqueles que se casam com bonecos de desenhos (animes).

Qual seria a causa deste naufrágio masculino ? Bem, isto abordaremos mais a frente quando tratarmos do tema de afeminação mental e física que os homens atuais são submetidos na alimentação, na cultura e na mídia, hoje apenas veremos se de fato, esta menção do filósofo ainda se faz presente.

Pergunte-se aquele que for jovem : Entre os meus amigos, de 18 a 25 anos, qual desses de fato, busca o crescimento e reconhecimento ? qual destes dedica horas diárias ao treinamento do corpo, citado por Sócrates como "luta", quantos destes buscam uma graduação técnica e superior, e até mesmo média, quantos destes estão empregados, e dos que estão, quantos o fazem com excelência e disciplina ? quantos já saíram da casa dos pais ? , poderíamos refletir horas sobre demais perguntas deste cunho e termos sempre a mesma analise: a juventude masculina, sobretudo, (que logo será a base trabalhadora e inovadora da nação ao atingir o auge da idade de um homem, 35-50 anos) , está perdida no que é ser um verdadeiro homem.

Cavalheiros, isto não deve ser visto de forma superficial, tão pouco como algo regional, este é um fenômeno global alarmante que contamina a mente dos que poderiam vir a ser verdadeiros machos, provedores de famílias estruturadas e modelos do sucesso, e os torna apenas, em sua maioria, jovens sem ambição, fúteis e fracos, sem condicionamento físico e mental, contentados com o sucesso oferecido por seus pais e parentes, e que enxergam a vida como uma diversão que lhes é direito.

Caros confrades, diante destas solenes palavras, lhes indago : qual homem, independente de sua idade, quereis ser? um homem forte, inteligente e virtuoso, que tem o pão pelo seu trabalho, mas não esta limitado a ser bom em apenas uma área da vida, ou aceitarás ser apenas mais um, condicionado na melhor das hipóteses a ser médio como um todo, ou dedicar-se a apenas alguns dos pontos que constituem a totalidade de um verdadeiro homem ?

Reflitais pois : " O verdadeiro homem, TRABALHA - é independente, provém o sustento, conhece a vida e faz com disciplina seu oficio, ESTUDA - busca iluminação e esclarecimento da mente, não retendo-se a ser apenas a imagem do homem bruto e ignorante, mas capaz de dialogar,elucidar,debater e compreender as diversas questões do mundo - e LUTA - o homem que preocupa-se com sua saúde, tem um físico forte que o facilita na vida diária e o prepara para o combate, para a defesa e para a força das boas obras.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem, de que, e quando devemos nos afastar.

Para evoluir é necessário crescer, e provavelmente este crescimento será feito só. Todas as vezes que entro numa nova fase de construção percebo o quanto de coisas e pessoas me afasto, não mediante in

bottom of page