top of page

Vencendo o cansaço. PT - 1

Atualizado: 2 de abr. de 2019

Muitos me perguntam como sou capaz de me dedicar em tantas áreas, e ser bem sucedido nelas.

Primeiramente : Não sou o super homem, longe disso. Tenho traumas e dificuldades como qualquer outro, e no meio em que convivo, conheço homens mais fortes fisicamente e mentalmente.

E a verdade é : Eu sinto cansaço, aliás, provavelmente sinto mais cansaço que você.

Eu só não o valorizo.

Nossa sociedade contemporânea está infectada com a valorização do cansaço, das doenças e da morte. No passado homens a beira da morte buscavam um fim de bravura e heroísmo ao invés de morrem em leitos de solidão e amargura, Lembremo-nos do filme "O físico" onde o rei, diante da invasão de um império inimigo, obriga um jovem médico a retirar seu apêndice, que o mataria de qualquer forma, para que pudesse morrer em batalha.

Fomos , desde novos doutrinados à não ultrapassar nossas barreiras, a respeitarmos nossos limites e descansar para evitar a fadiga e o estresse, no entanto o que mais vemos são niveis crescentes de ansiedade e depressão mundialmente, tornando claro que estes pensamentos apenas nos destruíram.

Claro que devemos descansar, pois até o Criador que é Santo e poderoso descansou, mas não valorizar este estado de fadiga, apenas de respeitar o momento ideal de nos recuperarmos, e que fique claro, que o cansaço do criador foi após seis dias ininterruptos de árduo trabalho e gasto de energia, além do esforço mental e de sabedoria em programar e criar tamanha variedade e diversidade, diferente do cansaço dos jovens de hoje, que se fadigam e justificam suas falhas e falta de compromisso mediante este suposto estado.

Todos os dias me levanto cansado, mas sorrindo, e ando cansado, porém rápido até meu comércio, ali, levanto as portas cansado mas feliz, e inauguro mais um dia, cansado, mas esperançoso, então me arrumo e vou pro treino, cansado mas focado, e luto muito forte, cansado mas com bravura, volto cansado, mas rápido para os meus negócios, e começo a estudar cansado mas determinante entre uma venda e outra, após o expediente corro cansado para casa, onde como rapidamente cansado, e vou treinar novamente cansado, ali treino mais forte e mais cansado que de manhã, e depois sigo para outra modalidade, mais cansado mas mais faminto, volto então cansado para casa e me dedico à leitura ou à algum instrumento, pratico cansado mas com harmonia, então me deito cansado e DESCANSO.

O cansaço é o companheiro de todos, cabe a cada um de nós lidarmos com este estado, ignorando-o na maioria das vezes, e respeitando-o nos momentos certos, sem que isso se torne um pretexto para nossas falhas ou nossa preguiça, ou tire o brilho dos desafios diários da vida, cada segundo é uma oportunidade única que nunca mais voltará, nosso sopro se esvai cada vez que respiramos, e o tempo é precioso demais para ficarmos preocupados se estaremos cansados.

Vencer o cansaço significa conviver com ele, mas não sofrer por ele, não deixar que o tal nos paralise e nos impeça de realizarmos tamanhos aprendizados e inovações.

Todo homem que almeja ser um homem forte e viril deve abster-se desse comportamento, e se sobrepor em força e perseverança sobre tal estado, subjugando-o e não submetendo-se.

Na parte 2, abordarei alimentos, condutas e posturas capazes de animar o espirito e nos ajudar a combater, quimicamente e mecanicamente tal estado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem, de que, e quando devemos nos afastar.

Para evoluir é necessário crescer, e provavelmente este crescimento será feito só. Todas as vezes que entro numa nova fase de construção percebo o quanto de coisas e pessoas me afasto, não mediante in

bottom of page